Idosa de Batayporã é a primeira vítima a falecer de coronavírus em MS

Paciente estava internada em unidade hospitalar na cidade de Dourados

Da Redação


Eleuzi Silva Nascimento, de 64 anos, é a primeira paciente a morrer devido ao novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. A idosa é da cidade de Batayporã e estava internada em um hospital em Dourados. Ela não resistiu e veio a óbito nesta terça-feira (31).

A paciente inicialmente estava internada no Hospital Cassems em Nova Andradina, com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), pneumonia bacteriana e problemas cardíacos.

Leia também

|Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de coronavírus em Batayporã

|Família contesta versão da secretaria de saúde sobre idosa estar com sintomas de coronavírus

|Idosa de Batayporã internada na Cassems foi transferida para Dourados

|Batayporã registra primeiro caso suspeito de coronavírus

 

No último dia (25), foi transferida para uma unidade mais especializada na cidade de Dourados. Mas como tem que seguir o protocolo do Ministério da Saúde, foram realizadas coletas para exames em Nova Andradina e Dourados e enviados para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) em Campo Grande.

Na sexta-feira (27), saiu o resultado positivo para o covid-19 dos exames laboratoriais do Lacen, posteriormente saiu a contra prova onde o resultado manteve positivo.

Até o momento, Batayporã registra mais dois casos positivos, dois suspeitos, dois descartados e um óbito.

A investigação da Secretaria de Estado de Saúde apontou que a paciente contraiu o coronavírus através do contato com duas irmãs que chegaram da Bélgica, dias antes do início de sintomas da paciente. Apesar das duas serem assintomáticas, uma delas testou positivo para Covid-19.

A paciente foi internada primeiramente no dia 16 em hospital particular de Nova Andradina ficante até dia 23. Ela retornou no dia 25 de março e depois foi transferida para um hospital privado em Dourados no dia 26.

A vítima tinha pneumopatia crônica, o que pode ter contribuído com a grave evolução do quadro.

Mato Grosso do Sul tem 44 casos confirmados de coronavírus e monitora 51 casos suspeitos da doença. Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 524 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 429 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e onze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!